terça-feira, 12 de setembro de 2017

Como é ter depressão ?





Estive perdida no meu mundo nas últimas semanas, com isso resolvi procurar alguém para me ajudar, com isso depois de me abrir com amigos entre outras pessoas em que me sinto a vontade cheguei a conclusão que queria conversar com um psicólogo. Demorei a chegar essa conclusão, mas cheguei.

Foi exatamente como eu imaginava, fiquei um pouco receosa, mas fui. Cheguei lá e não sabia nem por onde começar, mas a minha primeira pergunta foi..
 -  como e ter depressão ?

Não que eu tenha, não que eu tenha até aonde eu sei. Mas me preocupo com o meu interior, me preocupo com o que eu sinto, me preocupo com as pessoas a minha volta, e queria entender melhor.

 E ela me respondeu com uma frase curta dizendo...
 -   Cada um reage de uma forma, mas os sintomas padrões são aqueles que é difícil de lidar e exige muita coragem de enfrentar. "
Confesso que no fim da consulta sai de lá mais confusa, mas prosseguindo ...

Me sentei e comecei a tirar minhas duvidas e um dos sintomas que ela comentou e o desanimo, mas e o desanimo de tudo. A falta de vontade de viver, cansaço em excesso, desejo que ficar horas, dias, semanas e meses vivendo na cama deitadinho, a pessoa não consegue despertar vontades, o corpo não permite, até sente vontade de sair, mas se sai bate aquele arrependimento.
Ela disse que esse quadro de indisposição varia de pessoa pra pessoa, mas só tende e agravar, onde de inicio começa o tal cansaço, irritação, estresse, sono a todo tempo, perda de apetite ou até em alguns casos come demais, MUITA ansiedade, começa a criar coisas na cabeça, começa a pensar que seria mais fácil resolver as coisas de outra forma, criando coisas ruins na mente, como o suicídio.
Por mais que a sua vontade é se sentir bem, você não consegue fugir daquilo, por mais que as pessoas te olhe e fale que você e melhor que isso, você só consegue sair disso com a sua própria vontade, uma magoa constante, que não passa, que não melhora, as vezes até some, mas logo volta.
Ela disse que muito ruim lutar contra isso, muito doloroso, e poucos saem disso porque a maioria se sente sozinho mesmo tempo apoio de muitos, mas a maioria sente que não tem forças para se erguer.

Posso dizer que me encaixei na maioria das coisas que ela disse, posso dizer que me senti nessa situação, uma situação na qual você se sente com um buraco em você e não sabe pra onde correr, mesmo que ninguém tenha culpa disso, nem família, nem amigos e namorado, você sente exatamente como o resumo acima por um nada, talvez uma coisinha aqui e outra ali, te tornou assim.

Em alguns casos algumas pessoas a depressão é causada por motivos da vida, convivência, situações do dia a dia, família, situação na qual a gente perde o controle e não consegue lidar, mas isso não te torna mais fraco. Só quer dizer que você precisa de uma ajuda, de apoio e um tratamento.

Cheguei a conclusão que vou voltar mais vezes, vou me conhecer mais e se for necessário me cuidar sim. Se você conhece alguém que precisa de ajuda, ajude-o, isso e coisa seria, não zoe, não zombe, não ajude-o a se afundar mais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário